Você procura manter a sua empresa em constante inovação? Preparamos esse conteúdo sobre a importância de inovar, principalmente no meio dos negócios. Acompanhe a leitura:

O que significa inovar?

Muitas pessoas assimilam logo de cara “inovação” com novos meios tecnológicos, o que não é uma mentira, porém é um fator que está dentro de um conceito muito mais abrangente. No mundo corporativo, inovar também pode ser definido como a capacidade do gestor ou do empreendedor de sair da zona de conforto para buscar novos meios de ampliar sua empresa ou torná-la mais competitiva e rentável.

Existem algumas etapas a serem seguidas pelo empresário para o ajudar no processo de modernização e inovação do seu negócio, exemplo de questões iniciais:

  • Quais são os gargalos da empresa?
  • O que é possível fazer para melhorar o processo?
  • O que eu ainda não fiz para obter melhores resultados?

Ao refletir sobre essas questões, será identificado por onde é preciso iniciar a atualização da empresa e ter uma ideia inicial do tipo de solução necessária para o seu negócio. 

Quais os tipos de inovação?

  • Inovação de produtos e serviços: É um dos modos mais comuns de inovar, mas também um dos mais “difíceis”, visto que exige mais trabalho, tanto física quanto mental. Trata-se do desenvolvimento e comercialização de produtos ou serviços novos, diferentes dos você já tem. 
  • Inovação de processos: É relativamente simples e seus efeitos são altos se comparados com sua dificuldade de implantação. Em resumo, esse tipo diz respeito ao desenvolvimento de novos modos de fabricação de produtos ou novos métodos de relacionamento com o cliente e de se prestar serviços. A inovação em processos pode ser altamente influenciada pela tecnologia.
  • Inovação em gestão: Uma empresa é composta por uma equipe, que precisa estar em sincronia e trabalhar em prol do sucesso econômico. O líder é aquele que inspira a equipe e garante que ela se mova a favor do negócio. Ter uma gestão experiente, dinâmica e pró-ativa também é inovar. Embora pareça algo simples (e de fato não é tão complexo assim), isso não está presente em várias empresas, especialmente as menores.

Inovação e estratégia: Qual a relação?

A intenção da inovação é a criação de valor para o negócio, enquanto a estratégia disciplina as condições necessárias para se chegar lá. Hoje, a inovação está no DNA das empresas que lideram o mercado, então essa seria uma forma de estratégia para se manter no topo? A resposta é sim, ao inovar, você desenvolve novos valores para a corporação, assim sendo uma estratégia para se manter em constante reconhecimento no mercado.

Além disso, a cultura de inovação pode ser uma estratégia de engajamento e motivação para seus colaboradores, assim, fazendo com que trabalhem melhor, procurem mais capacitações, atraiam profissionais qualificados e, com isso, o negócio com um todo é melhorado.

O que nós da Despacho Rápido fizemos para inovar nosso negócio?

Novidade do grupo, DR Cargo: envio de grandes cargas!

Expandimos os nossos negócios e agora, além de encomendas fracionadas, também enviamos grandes cargas com nossa nova empresa DR Cargo. Quer saber mais sobre a novidade? Acesse nosso Linkedin e veja uma fala da nossa consultora comercial: https://www.linkedin.com/company/despachorapido