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Como utilizar o Endomarketing no crescimento organizacional da sua empresa
Preparamos esse conteúdo para te contar como o Endomarketing é usado no crescimento organizacional de Empresas. Acompanhe a leitura, temos dicas sensacionais para você melhorar suas estratégias de endomarketing!
Endomarketing é uma forma de marketing institucional voltada para ações internas na empresa, visando melhorar a imagem da companhia entre os seus colaboradores, assim, buscando obter melhores resultados por meio da motivação do seu time. Apesar do nome, as estratégias de endomarketing não se resumem apenas ao setor de Marketing, o setor de RH é essencial para essa elaboração, visto que precisa sempre estar atento às necessidades dos seus colaboradores, transformando problemas em possibilidades de melhorias, para assim, garantir o melhor ambiente de trabalho.
Antes de investir nas suas estratégias, é necessário conhecer como elas vão afetar o seu negócio. A partir disso, identificamos dois pontos principais:
- Otimização da produtividade: Quanto mais trabalhamos a motivação dos colaboradores, mais eles sentem que são vistos pela empresa e assim, aumentam sua produtividade, visto que sentem de forma significativa a participação no negócio.
- Qualidade de trabalho e bem-estar: Para fazer um bom trabalho, é necessário que os colaboradores estejam satisfeitos tanto com suas atividades na empresa, quanto como é visto por ela. Assim, automaticamente, o ambiente de trabalho se torna mais agradável e notamos uma melhora considerável na saúde mental da equipe e diminuição do stress no escritório.
Como elaborar uma ação de endomarketing?
Primeiro de tudo, é necessário estar sempre ligado ao ambiente empresarial e seus funcionários, sendo se atentando às dores, para formar uma estratégia eficiente.
Confira dicas para que você acerte nas suas estratégias:
- Entenda seu público-alvo:
Outro fator que deve ser considerado antes da elaboração de um plano de endomarketing é entender a necessidade do seu público-alvo, ou seja, conhecer a fundo as dores e as necessidades dos seus colaboradores. Quanto mais informações levantadas a respeito dos colaboradores, mais interessante para uma análise completa. - Avalie a cultura organizacional:
Uma ótima forma de entender quais são os pontos de melhoria para tornar o ambiente interno mais agradável para os funcionários é entender a percepção em relação à cultura organizacional. Essa avaliação ajuda a analisar melhorias, como é a relação entres os próprios funcionários, se há colaboração entre equipes, entre diversos outros fatores que podem ser levantados para entender como estão funcionando as dinâmicas corporativas. - Faça avaliações:
Com qualquer estratégia, é necessário acompanhar quais foram os resultados obtidos com essa ação. Por isso, é muito importante aderir aos indicadores de desempenho na rotina da empresa. Em relação às estratégias voltadas para gestão de gente, as principais são:
- Nível de satisfação medido pelas pesquisas de clima
- Taxa de absenteísmo
- Nível de produtividade
- Retorno sobre investimento
Exemplos de endomarketing:
Partindo do princípio de que um dos objetivos do endomarketing é fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, como base temos esses exemplos:
- Treinamentos e capacitações;
- Incentivos ao diálogo e à troca de experiências;
- Valorização do desempenho individual e coletivo;
- Melhorias nos processos de comunicação interna.
Com essas dicas, suas ações de endomarketing serão mais eficientes e, consequentemente, a qualidade do seu ambiente de trabalho será melhor.
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