Blog DR
A importância de manter uma cultura organizacional na sua empresa!

Preparamos um conteúdo sobre a importância da cultura organizacional na sua empresa. Acompanhe a leitura, temos dicas sensacionais para você melhorar suas estratégias de integração!
É provável que você já tenha ouvido falar que toda empresa precisa criar e trabalhar a cultura organizacional. Entretanto, poucos empreendedores sabem realmente o que significa e a importância da cultura de uma organização.
Se fosse para definir a importância desse tema para as empresas, diríamos que a estratégia do seu negócio representa as paredes de uma casa e a cultura organizacional o teto dela.
Ou seja, para construir uma casa segura é necessário que ambos os componentes estejam presentes, não é mesmo? Ninguém quer uma casa pela metade.
Qual a importância de uma cultura organizacional?
A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores e políticas internas e externas de uma empresa. Em outras palavras, a cultura desenvolve diretrizes para uma empresa.
Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com os negócios, assim como uma cultura não organizada pode acarretar problemas com produtividade, absenteísmo e rotatividade no ambiente de trabalho.
Tipos de cultura organizacionais:
1. Cultura do poder: Empresas que possuem a cultura do poder são aquelas que concentram a liderança em algumas pessoas, essas que são capazes de influenciar a toda organização. No caso de empresas menores, esse poder geralmente está centralizado no dono da empresa.
Esse tipo de cultura corporativa é voltada para a conquista de resultados, existindo poucas regras, visto que o que acontece é dito por aqueles que possuem poder de decisão.
Muito comum em empresas pequenas esse modelo de cultura tende a gerar muito conflito interno, uma vez que o poder de decisão está centralizado em um único indivíduo.
2. Cultura de papéis: Possui o foco nas funções desempenhadas por cada indivíduo dentro da organização. O poder neste tipo de organização, é determinado pela posição da pessoa na estrutura organizacional.
Essa cultura é orientada por regras, cargos e funções definidas, o que gera uma falta de flexibilidade na execução das tarefas, uma vez que cada funcionário só realiza o que foi determinado a ele.
Este tipo de cultura resulta em profissionais mais acomodados, que não se preocupam com seu crescimento dentro da organização.
3. Cultura de tarefas: O foco está nos projetos e o poder está nas mãos de quem tem a capacidade de resolver o problema, podendo ser uma equipe formada para tal, ou apenas um indivíduo.
O principal diferencial dessa cultura está nos profissionais, que ocupam papel principal assumindo responsabilidades, e junto com ela liberdade para agir com criatividade em busca de soluções.
A cultura de tarefas costuma influenciar de maneira positiva no clima organizacional da empresa, já que valoriza e dá liberdade para que seus colaboradores deem ideias e proponham soluções. Vale ressaltar que eles têm o grande poder de mantê-los motivados.
4. Cultura de Pessoas: A cultura de pessoas, como o próprio nome sugere, o colaborador está sempre em primeiro lugar, independente do cargo que ocupa.
As empresas que adotam esse tipo de cultura valorizam muito o trabalho dos seus funcionários, a integração da equipe e o crescimento profissional de cada funcionário.
Nesse tipo de cultura há a consciência de que a empresa existe porque as pessoas estão ali e constantemente são incentivadas e valorizadas.
E aí? Agora é só escolher o melhor modelo para sua empresa e criar estratégias para manter uma cultura organizacional forte, focada na visão, missão e valores da sua organização.
Gostou do conteúdo? Veja um pouco mais da cultura da Despacho Rápido em nosso Linkedin: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6881271759061041152
1 comentário
Roberto Dias Santos
Uma beleza, Muito bom seu artigo, somente para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse programa você pode anunciar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites novos, com esse programa você consegue gerar trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para fazer publicidade e faço vendas praticamente usando só ele. Fica ai a sugestão… Seu texto me ajudou muito. Ate…