Preparamos esse conteúdo sobre estratégias de gamificação para a sua empresa. Acompanhe a leitura, temos dicas sensacionais para você melhorar suas estratégias de vendas!

O principal conceito que você precisa ter em mente é que: “querer fazer” é mais valioso que “ter que fazer”.

Somos seres que necessitam de estímulos para tomar certas ações. Em menor número estão as pessoas que descobriram a fórmula da automotivação, mas mesmo que ainda de forma inconsciente, estas pessoas estão sempre em busca de novos desafios para se manterem motivadas.

Dessa forma, a gamificação ativa alavancas motivacionais como reconhecimento, segurança e sociabilidades, além de claro, os estímulos intelectuais. Isso porque a gamificação tem a estimular a competitividade de maneira saudável nos indivíduos da equipe.

Quais os benefícios e vantagens da gamificação?

A gamificação pode ajudar em várias áreas de uma empresa. É preciso traçar estratégias de acordo com a situação atual do seu negócio.

1. Amplia a competição entre os vendedores
Muitas vezes, não é um prêmio que incentiva o vendedor, mas o reconhecimento pelo gestor e pelos colegas de trabalho.

Sabemos que os vendedores são competitivos por natureza, mas fazer com que eles corram atrás dos objetivos comerciais permite que o gerente da área possa incentivar a ambição do seu time.

2. Possibilita a realização de feedbacks

Baseado no conceito de colaboração proporcionado pelas competições do time comercial, haverá mais oportunidades para o diálogo entre gestor e colaborador, facilitando o processo de feedback de vendas individuais e coletivas.

3. Cria um ambiente de trabalho envolvente
Com um ambiente de trabalho mais agradável, o envolvimento do colaborador com seu serviço será maior, o que o tornará mais motivado e, assim, terá resultados mais precisos. O que é bom tanto para a empresa quanto para o próprio colaborador que estará satisfeito com seu trabalho.

Separamos 3 dicas para te ajudar a aplicar estratégias de gamificação na sua empresa:

1. Determine as métricas que você deseja rastrear.
Considere o que impulsiona seus negócios e incorpore essas métricas aos desafios que você cria para sua equipe.

Dessa forma, você trabalha de trás para frente a partir de seus objetivos finais desejados e planeja seu programa de gamificação de uma forma que permita atingir esses objetivos.

2. Utilize os resultados para aumentar a competitividade.
Para que o processo de gamificação se torne mais interessante, é importante ter uma espécie de ranking disponível para a equipe acompanhar os seus resultados e o dos colegas.

O desejo de alcançar o primeiro lugar e aumentar sua taxa de sucesso fará com que os representantes trabalhem mais arduamente para serem reconhecidos e de certa forma recompensados.

E se engana quem pensa que competitividade é algo ruim, quando a competição é instaurada dentro da equipe de forma saudável, ela ajuda a motivar e fazer com que todo o time se entrose e crie um relacionamento saudável.

3. Impulsione a motivação por meio de reconhecimento.
Você pode se surpreender com a quantidade de gerentes e diretores de vendas que não param para parabenizar os representantes por um trabalho bem executado.

Receber reconhecimento motiva as pessoas a serem ainda mais produtivas. Nada mais desanima os funcionários do que trabalhar duro e sentir que ninguém está prestando atenção.

Quando você gamifica as vendas, esse problema é resolvido mais facilmente. Com a gamificação, esse reforço positivo é incorporado ao próprio software. Sem contar que através da gamificação sua meta geral pode ser estruturada em pequenas metas, e elas podem ser reconhecidas sempre que forem atingidas.

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E agora, já está pronto para iniciar o seu projeto de gamificação? Deixe nos comentários o que achou do nosso conteúdo e boas vendas!