Neste post, vamos mostrar o que são essas duas formas de transporte e quais são suas diferenças.

A sigla FOB, em inglês, significa “free on board” — livre a bordo. Nele, quem paga pelo transporte é o destinatário. Por isso, a compra pode ser mais barata que no formato CIF, mas o destinatário tem de arcar com os custos de entrega. Nesse caso, normalmente, o pagamento só é realizado por meio do recebimento dos produtos. Também existe a possibilidade de acordar um prazo com a transportadora, principalmente se o serviço já é feito com regularidade.

Já no CIF, ou cost, insurance and freight (custo, seguro e frete), quem paga pelo deslocamento é o remetente da nota fiscal. Então, essas despesas são embutidas no valor de venda pela empresa remetente e repassadas ao destinatário. Por exemplo, quando os gastos referentes ao frete e seguro dos itens são incluídos no preço de venda que é repassado ao destinatário. Isso porque, como a responsabilidade é do embarcador, o pagamento referente ao serviço é realizado pela origem do transporte. Ou seja, a pessoa ou transportadora que realiza o envio da mercadoria é quem deve arcar com o custo.

O tipo de frete CIF é mais utilizado em vendas B2C, que são realizadas entre empresa e consumidor, sendo que o vendedor deve fazer a contratação e o envio da mercadoria. Outro caso em que ele pode ser usado é quando há o envio de cargas fracionadas, ocasionando em um alto volume de entregas em destinos diferentes e fazendo com que o frete FOB seja inviável, já que o cálculo do valor do serviço gera um trabalho maior.

Já no caso do FOB, o destinatário é quem deve contratar o frete. Por isso, é uma opção mais adotada em negociações B2B, realizadas entre empresas, principalmente quando a carga apresenta um valor agregado.

Uma ótima opção de envios de cargas e encomendas utilizando esses dois tipos de fretes, é a Despacho Rápido. De acordo com a sua necessidade, podemos transportar sua mercadoria com o frete CIF ( nós enviamos e entregamos a sua encomenda ) ou pelo o frete FOB ( a entrega do produto fica por conta do cliente ).