Neste post do nosso blog, iremos entender o que é o Novembro Azul, e como aplicar essa campanha nas empreas.

A campanha Novembro Azul está se tornando cada vez mais popular no Brasil e tem o objetivo de chamar a atenção dos homens sobre os cuidados com a saúde, especialmente para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo de tumor mais frequente em homens, atrás apenas do câncer de pele. 

O movimento teve origem na Austrália, em 2003 com o nome de Movember, que é a junção das palavras Moustache (Bigode) + November (Novembro), em que os participantes (conhecidos como Mo Bros) foram encorajados a se barbear no início do mês de Novembro e a deixar crescer o bigode até o fim do mês, com o objetivo de chamar a atenção para a arrecadação de fundos para projetos relacionados à saúde masculina.

No Brasil, a campanha foi idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011 e desde então trabalha na mudança de comportamento dos homens para que tenham o hábito de realizar consultas médicas e exames preventivos.

1) Importância da campanha Novembro Azul


Mais de 20 países já aderiram à esta campanha e fazem ações como palestras em empresas sobre a importância da prevenção, ações nas ruas, estádios e iluminação de vários monumentos públicos na cor azul.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada anos, mais de 69 mil casos novos são diagnosticados. Por isso a recomendação é que homens a partir dos 50 anos realizem exames anualmente e os que têm histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos. 

Se diagnosticada precocemente, as chances de cura são de aproximadamente 90%.

Apesar da popularização da campanha Novembro Azul, infelizmente ainda existem tabus sobre o tema e por isso, muitos homens ainda relutam em seguir as recomendações de rastreamento. 

2) Novembro Azul nas empresas


Assim como acontece no Outubro Rosa , é cada vez mais comuns ver marcas envolvidas com esta causa. 

O aumento da participação das empresas nesta campanha, é essencial para quebrar o preconceito e a vergonha de falar sobre este assunto. Ao abraçar a causa do Novembro Azul, as marcas se tornam catalisadoras de informação confiável e utilizam seu poder de voz para inspirar seu público a desmistificar mitos e o medo da doença. 

Uma das ações mais comuns que vemos nas empresas é na comunicação, especialmente a inclusão do lacinho azul no logo da empresa ou distribuição de materiais internos sobre o tema. Outra ação comum, são empresas que fazem produtos específicos para a campanha de Novembro Azul e neste caso, o valor é destinado para instituições que atuam diretamente na prevenção e no tratamento da doença.

Um ótimo exemplo é o da SobreBarba, marca brasileira de cuidados com a barba, que já criou até um Kit especial para a Campanha Novembro Azul! Em campanhas anteriores, a marca optou por direcionar o lucro das vendas desse kit para a campanha de Combate ao Câncer de Próstata do Instituto Lado a Lado pela vida.

Fazer uma campanha como essa, pode parecer complicado para algumas marcas, mas a boa notícia é que já existe tecnologia para facilitar campanhas de apoio à causas sociais. Clique aqui para saber como você pode fazer uma campanha similar!